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Matemática


Perfil

O curso superior de Licenciatura em Matemática visa à formação de professores de modo integral, contribuindo para a disseminação desse saber nas diferentes instâncias sociais, na educação formal ou por meio da educação informal, em museus de ciência ou afins. A partir de sua prática docente, deverá contribuir para formação humana de estudantes, possibilitando-lhes a conquista permanente da consciência crítica de mundo em prol da justiça social, respeito à diversidade humana, cuidados com o meio ambiente e maior consciência dos direitos e deveres necessários ao exercício da cidadania.

Considerando a importância de uma formação integral, os componentes curriculares planejados para o curso visam oferecer ao licenciado conhecimentos em áreas afins à matemática. Ainda, considerando que o profissional habilitado deve desenvolver habilidades na área humanística, lhe será oportunizado o contato com áreas das ciências humanas e sociais de forma que o mesmo possa exercer plenamente sua cidadania e, enquanto educador, buscar sempre melhor qualidade de vida para todos os que serão alvo do resultado de suas atividades.

O estudante egresso do curso de Licenciatura em Matemática terá como campo de atuação: a Educação Básica, considerando suas etapas (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e modalidades (educação de jovens e adultos, educação especial, educação profissional e técnica de nível médio, educação escolar indígena, educação do campo, educação escolar quilombola e educação a distância).

Informações gerais

Conceito do Curso (CC): –
Conceito Preliminar do Curso (CPC): –
Enade: –
Índice Geral de Cursos (IGC): –
Conceito Institucional (CI): –
Turno: Noturno/Vespertino
Modalidade: Presencial
Número Total de Vagas: 35 vagas (entrada única)
1.º Semestre: 35 vagas
2.º Semestre: –

Organização curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3.425 horas
Estágio: 405 horas
Disciplinas Optativas: –
Disciplinas Eletivas:  60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: 60 horas
Atividades Complementares: 330 horas
Período Mínimo de Integralização: 8 semestres

Formas de ingresso

O candidato deve ter concluído o ensino médio e submeter-se a um dos processos abaixo:

Processo regular – Ocorre através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, com base na nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo complementar – Candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Processo de vagas remanescentes – Processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas, através dos critérios de transferência interna e externa, ingresso de outras IES, professor da rede pública de ensino e portador de diploma.

Coordenação

Coordenador(a): –
Vice-coordenador(a): –

Mais informações

Quadro docente

Sobre

O Colegiado de Curso de Matemática é órgão normativo, executivo, consultivo e de planejamento acadêmico de atividades de ensino, pesquisa e extensão, constituído por membros titulares e suplentes, tendo suas atribuições e competências definidas por regulamentação específica.  É constituído pelo coordenador do curso e seu suplente, o vice-coordenador, por no mínimo três professores efetivos e respectivos suplentes e por um discente e seu suplente. Os representantes do Colegiado são eleitos por seus pares para um mandato de dois anos, com possibilidade de recondução e reúnem-se a cada quinze dias para decidirem de forma coletiva, participativa e democrática sobre as demandas apresentadas, visando garantir a qualidade didático-pedagógica do curso.

Sobre

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, avaliativo, propositivo e de assessoramento ao colegiado de curso, responsável pela concepção, implantação, acompanhamento e constante avaliação e atualização de Projeto Pedagógico do Curso (PPC), oferecendo subsídios que visam à melhoria e consolidação dos mesmos.

  • Composição

Ato autorizativo

Projeto Pedagógico

 

Última atualização em 19/03/2024

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